Websérie da Otoplastia | Episódio 02 – Técnica Cirúrgica

Como é realizada a cirurgia de otoplastia?

A cirurgia de orelha é mais comumente realizada sob anestesia local e sedação, embora a anestesia geral seja bastante adotada em crianças. Para iniciar o procedimento, o médico anestesista faz a administração dos medicamentos e permanece ao lado do paciente, monitorando seu quadro clínico e, em seguida, o cirurgião da face assume. Ao todo, a cirurgia de otoplastia dura entre duas a três horas.

Qual técnica cirúrgica é adotada na otoplastia?

A técnica operatória utilizada no Consultório Kurahashi Melo é denominada Técnica Eclética. Resultado da associação de várias técnicas, a Técnica Eclética pode ser utilizada para tratar imperfeições em diferentes regiões da orelha, conforme demonstram os exemplos a seguir, e é uma excelente opção, pois proporciona resultados duradouros aos pacientes.

Anatomia Auricular

01. Ausência da curvatura da região anti-hélix

A técnica cirúrgica pode ser aplicada, por exemplo, quando se evidencia a ausência da curvatura da região denominada anti-hélix (elevação interna). Em casos assim, realizam-se suturas e enfraquecimento da cartilagem a partir de uma incisão atrás da orelha. Nessa região são realizados pontos permanentes, sem deixar nenhuma cicatriz anterior.

02. Excesso de cartilagem da concha

Outro caso no qual se realiza a otoplastia é quando há excesso da cartilagem da concha. Para isso, realiza-de uma ressecção parcial dessa cartilagem de modo a permitir que a orelha fique mais próxima à cabeça.

03. Excesso, fenda ou flacidez da região do lóbulo

Há, ainda, casos em que é necessário trabalhar a região do lóbulo para eliminar excessos, fendas decorrentes de acidente e uso de brincos pesados ou flacidez em função da idade, por exemplo.

Como é o curativo pós-cirúrgico da otoplastia?

Após a cirurgia de otoplastia, realiza-se um curativo na região interior da orelha (concha), desenhando a anti-hélix. Trata-se de um curativo compressivo bastante importante para evitar sangramentos e manter a orelha na sua posição correta e, por isso, deve permanecer por, aproximadamente, sete dias, quando ocorre o primeiro retorno ao consultório.

Assista ao vídeo da Dra. Andreia Kurahashi Melo com o segundo episódio da Websérie da Otoplastia!

Gostou e quer saber mais?

Então, inscreva-se em nossos canais para acompanhar os próximos episódios da Websérie da Otoplastia, bem como as demais webséries que serão produzidas sobre diversas outras cirurgias e procedimentos. Participe, faça perguntas e deixe comentários nas redes sociais.

Você também pode agendar a sua consulta para obter uma avaliação sob medida. Para a equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba é sempre um prazer oferecer um atendimento personalizado, humanizado e altamente capacitado para que seus pacientes melhorem a autoestima e a qualidade de vida!

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!