Melhorar a autoestima.
A busca pela melhora da autoestima é uma das principais motivações de quem procura a plástica no nariz. Pacientes insatisfeitos com a aparência visual, veem nessa cirurgia a possibilidade de corrigir ou melhorar alguma característica para deixar o nariz mais harmonioso com a face e, assim, sentirem-se empoderados e confiantes. Esse é um fator importante, pois melhorar a autoestima tem efeitos práticos na vida profissional e social.
Importante! É comum o indivíduo ser impactado pelas opiniões externas sobre sua aparência, mas a Dra. Andreia Kurahashi Meloaproveita para fazer mais uma ressalva: a Rinoplastia não deve ser feita para agradar outras pessoas, ao contrário disso, avalie o que realmente lhe desagrada e converse com o médico-cirurgião. Essa é uma escolha pessoal e intransferível!
Corrigir problemas de respiração.
Muito além da função estética, alterações nasais podem afetar a respiração e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente. Desvio de septo, carne esponjosa e outros problemas obstrutivos podem ser corrigidos com a Rinoplastia e, assim, melhorar queixas de rinite, sinusite e até mesmo enxaqueca ou ronco. Atualmente, os cirurgiões podem tratar aspectos funcionais e estéticos no mesmo procedimento.
Harmonizar o nariz com o rosto.
Harmonizar o nariz com o rosto também é uma das motivações de quem procura a Rinoplastia. Assimetria nasal com a face costuma ser consequência do tamanho, formato ou desvio de septo e, por isso, a partir do estudo adequado de cada caso, a plástica no nariz pode contribuir na missão de deixar o rosto com aspecto mais harmônico e equilibrado.
Resolver sequelas e traumas.
Mais comum do que se imagina, muitos pacientes sonham com a plástica no nariz para resolver sequelas e traumas decorrentes da prática de esportes, acidentes, brigas ou quedas, por exemplo. Nem sempre é necessário seguir com um procedimento cirúrgico, mas somente com a avaliação de um otorrino é possível avaliar as proporções dos danos e as providências a serem tomadas. Atenção! Mesmo após anos de um acidente, ainda é possível corrigir fraturas. Portanto, busque um profissional se este for o seu caso.
Atenuar os sinais de envelhecimento.
Pasme, assim como as áreas dos olhos e queixo, o formato do nariz sofre mudanças com o avançar da idade. Sim, como efeito da gravidade, o tecido é “puxado para baixo” e os pacientes podem observar a ponta do nariz caída e mais arredondada, fatores que podem ocasionar desde incômodos com a aparência até mesmo problemas respiratórios. Por isso, muitas pessoas entre 50 e 70 anos buscam a Rinoplastia para manter a harmonia da face, solucionar questões respiratórios e, inclusive, garantir uma aparência mais jovem.
Veja também: A Rinoplastia é indicada para quais pacientes?
Independentemente de qual ou quais casos você tenha se identificado, procure sempre um otorrino experiente e com especialização em cirurgia facial, afinal, a sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Dica! Para se sentir ainda mais seguro ao escolher um cirurgião, verifique se o profissional também é membro de instituições como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e a Federação Internacional de Plástica Facial.
Quer saber tudo sobre rinoplastia? Então confira os episódios da websérie “Conhecendo a Rinoplastia” para obter as principais informações do início ao fim do processo e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema. Vai perder? Corre lá e acessa!
E você, sonha em fazer uma plástica no nariz?
Entre em contato e agende a sua consulta para obter uma avaliação sob medida. Para a equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba é sempre um prazer oferecer um atendimento personalizado, humanizado e altamente capacitado para que seus pacientes melhorem a autoestima e a qualidade de vida. Confira todo esse cuidado de perto!