É verdade que o nariz cai com a idade?
Infelizmente, a verdade é que tudo cai com a idade.
Mas porque isso acontece?
Somos formados por uma base óssea, por um esqueleto ósseo, que é coberto por músculos, gordura e a pele.
Com o nosso envelhecimento este arcabouço ósseo sofre uma diminuição ficando discretamente menor. E os tecidos que revestem esse arcabouço como os músculos e a pele sofrem flacidez – e a pele do rosto – que tem menos elasticidade – aparenta um “escorrimento”.
Por isso, na lateral do rosto a parte do malar desce, a sobrancelha cai e o nariz segue este mesmo caminho.
A estrutura que mantém nosso nariz posicionado é a espinha nasal – a parte frontal do nariz. E, com o tempo, também há uma discreta diminuição na estrutura da espinha e os elementos que envolvem o nariz como cartilagem, músculo e pele sofrem frouxidão e uma discreta queda.
Há, também, uma absorção da parte óssea e o tecido que reveste o nariz cai um pouco. Com o tempo a ponta do nariz cai e há a impressão de um nariz mais longo.
Muitas pessoas chegam na consulta bastante preocupadas pois usam os narizes dos seus parentes como referência. Reclamam que os narizes são enormes e com a ponta caída e procuram uma solução definitiva.
Quais são as opções de tratamento?
Na maioria dos casos a melhor opção é a rinoplastia estruturada – que insira uma estrutura de cartilagem que evite esta queda do nariz.
Mas, para se ter certeza se esta é a solução indicada para você é recomendada uma avaliação personalizada.