Olá!
Eu sou a Dra. Andreia do Consultório Kurahashi Melo.
O assunto do vídeo de hoje é Infecção após a Rinoplastia! Um assunto super sério e super importante.
Para compreender melhor o assunto vou dividi-lo em 3 pontos principais:
1º – Cuidados antes da cirurgia
O mais importante nesta etapa é uma avaliação pré-operatória da sua cavidade nasal. Verificar se nos pelinhos do nariz não existe nenhum sinal de colonização por bactérias.
Feridinhas e casquinhas douradinhas que às vezes temos a impressão que nunca saram podem ser vestibulite. Neste caso, será necessário o uso de pomadas bactericidas por pelo menos 7 dias na região da entrada no nariz – principalmente em casos que o paciente tem histórico deste problema.
2º – Cuidados durante a cirurgia
Durante a cirurgia o importante é que a equipe que realizará o procedimento siga os padrões de anti-sepsia e assepsia que são preconizadas pela Comissão de Infecção Hospitalar. Sua cirurgia precisa ser realizada no ambiente hospitalar.
3º – Cuidados após a cirurgia
Os cuidados após a cirurgia são fundamentais:
- Utilize corretamente as medicações prescritas. Os antibióticos, pomadas e até o soro para lavar o nariz.
- Evite introduzir objetos considerados “sujos” no nariz ou próximo da região da cirurgia. Use algodões ou cotonetes. O papel higiênico que fica no banheiro ao lado do vaso sanitário recebe muitos aerossóis da descarga e é proibido.
- Utilização de máscaras: muitos pacientes utilizam as mesmas máscaras durante dias. Dessa forma, as máscaras perdem sua capacidade de filtrar o ar e a máscara ainda fica contaminada na parte interna. Com o calor e a umidade nesta região do rosto, cria-se o ambiente ideal para a proliferação de bactérias.
Em caso de utilização de máscaras, prefira as descartáveis e as troque a cada 4 horas. Se ficar em casa, fique sem máscara.
Por fim, mantenha sempre contato com o seu médico. Em caso de vermelhidão – hiperemia – inchaço, dor ou pontos amarelados, procure o médico imediatamente. Assim o profissional poderá prescrever tratamentos e medicações adequadas para o seu caso. Infecções quando tratadas no início, apresentam uma melhor evolução.