Você sabe o que é uma cirurgia revisional de rinoplastia?
Cirurgia revisional de rinoplastia é aquela que acontece quando o paciente já foi submetido a algum tipo de procedimento anterior. Pode ser uma cirurgia secundária, terciária ou até mesmo quaternária.
Por que uma cirurgia revisional de rinoplastia é diferente?
Em primeiro lugar é importante explicar que as estruturas não estão mais com a sua anatomia preservada, com a sua vascularização original e os locais acabam apresentando muita fibrose. Para o cirurgião é mais complicado identificar as estruturas, realizar a técnica para a definição e estruturação, mas sobretudo pela fibrose atrapalhar e dificultar bastante o ato cirúrgico em si.
Na maioria das vezes quando o paciente já foi submetido a alguma cirurgia prévia, vai ser necessária a utilização de enxertos. Ou seja, de cartilagens para auxiliar na obtenção de estrutura e definição do nariz.
Nos casos em que o paciente ainda tem a cartilagem do septo nasal, este é o sítio doador ideal. Mas, muitas vezes o paciente não tem mais esta cartilagem. Então, temos algumas opções para contornar este problema.
Uma das opções é utilizar a orelha, na parte de trás, usando a concha. A cicatriz é super discreta e esteticamente a diferença é praticamente imperceptível.
Outra opção é a cartilagem da costela. Quando necessário retirar a cartilagem desta região, é realizada uma incisão na região entre o 7º e o 8º espaço intercostal, de aproximadamente 4 centímetros, e é retirado um fragmento de costela para que o mesmo possa ser trabalhado. Esteticamente para o paciente não há mudança. Para a mulher, a cicatriz fica logo abaixo do sulco da mama (sendo escondida pelo sutiã ou biquini) e no homem ela fica mais aparente, mas se tratada da forma correta com pomadas à base de silicone – também fica muito discreta.
O resultado da cirurgia revisional de rinoplastia demora um pouco mais para aparecer: normalmente leva de 6 meses até um ano para que todo edema e inchaço desapareçam e todos os tecidos se acomodem novamente no processo de cicatrização.
Por isso, é mais importante no casos de cirurgias revisionais ter mais paciência e mais cuidados com os curativos, com as massagens e sobretudo com os cuidados no pós-operatório para evitar casos de infecção.