Quando a cirurgia de Rinoplastia é indicada?
Conforme mencionado inicialmente, há diversas insatisfações relacionadas ao nariz que podem ser solucionadas com a cirurgia de Rinoplastia, sejam elas estéticas, funcionais ou reparadoras. É extremamente comum e possível realizar a cirurgia estética e funcional simultaneamente, desde que seja o desejo do paciente e este apresente indicação médica para isso. Entre as possibilidades de alteração do nariz estão:
# 01. Indicação estética
A Rinoplastia é indicada para pacientes que apresentam alguma queixa estética ou funcional do nariz, pois as correções visam à remodelação nasal para atingir uma harmonia facial. A cirurgia possibilita modificar uma série de características, como tamanho do nariz, tornando-o maior ou menor; suavizar a giba nasal, também conhecida como dorso proeminente ou afinar as asas nasais e melhorar a projeção da ponta do nariz, tornando-a mais empinada, por exemplo.
# 02. Indicação funcional
A Rinoplastia é indicada para solucionar questões funcionais a fim de proporcionar ao paciente mais qualidade de vida. Como exemplo, pode-se destacar a possibilidade de corrigir o desvio de septo nasal, muitas vezes responsável por ocasionar obstrução nasal, sinusite, perda de qualidade de sono, diminuição do olfato e do paladar, baixo desempenho esportivo, entre outros. Em conjunto, esses problemas podem influenciar drasticamente na qualidade de vida da pessoa e, por isso, a Rinoplastia se torna uma aliada e tanto. Pacientes que apresentam turbenectomia (popular carne esponjosa) também pode se beneficiar.
# 03. Indicação reparadora
Em outra situação, a Rinoplastia é indicada para as pessoas que tiveram o nariz modificado por diferentes motivos. Essa indicação cirúrgica geralmente decorre de reparações causadas pós-câncer, deformidades congênitas, deformidades pós-trauma e deformidades adquiridas. Nesses casos, o procedimento costuma ser mais complexo e nem sempre é possível atingir o resultado esperado pelo paciente, embora proporcione bastante melhoria. O importante aqui é manter uma conversa transparente entre o paciente e o médico para alinhar anseios e expectativas reais da cirurgia no nariz.
Veja também: Qual é a melhor técnica para Rinoplastia?
A Rinoplastia é indicada para quais pacientes?
Praticamente qualquer pessoa insatisfeita com a estética nasal e em condições físicas e psicológicas pode optar pela Rinoplastia. Contudo, o primeiro passo é agendar uma consulta com um profissional experiente, capacitado e especializado para solicitar uma avaliação individualizada. Algumas situações podem impedir a realização da técnica, como:
- A Rinoplastia é contraindicada para mulheres em fase de amamentação
- O paciente deve estar psicologicamente apto para realizar uma alteração estética
- O quadro clínico do paciente deve ser favorável para a realização do procedimento
- O paciente com patologias de pele pode interferir no resultado cirúrgico
- …
Essas e outras situações devem ser avaliadas minuciosamente pelo cirurgião da face, pois são fatores essenciais para tornar a cirurgia de Rinoplastia mais segura e satisfatória para o paciente. Então, caso você tenha alguma insatisfação com o seu nariz, busque ajuda de um especialista competente e especializado em cirurgia facial.
Quer saber tudo sobre rinoplastia? Então confira os episódios da websérie “Conhecendo a Rinoplastia” para obter as principais informações do início ao fim do processo e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema. Vai perder? Corre lá e acessa!
Pensando em fazer rinoplastia em Curitiba?
Entre em contato e agende a sua consulta para obter uma avaliação sob medida. Para a equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba é sempre um prazer oferecer um atendimento personalizado, humanizado e altamente capacitado para que seus pacientes melhorem a autoestima e a qualidade de vida. Confira todo esse cuidado de perto!