Rinoplastia

Procedimentos

Plástica no nariz

O paciente que procura um médico para realizar a rinoplastia, geralmente está insatisfeito com o formato atual do nariz. Na primeira consulta, um estudo prévio será feito para avaliar os resultados da cirurgia, levando-se em conta a harmonização com a face e o histórico médico do paciente. Caso ele tenha outros problemas relacionados ao órgão, como desvio de septo, estes podem ser corrigidos no mesmo procedimento cirúrgico. Cabe ressaltar que o nariz precisa combinar com o rosto do paciente e não ser um modelo previamente idealizado.

Desenho das Estruturas Externas do Nariz - Rinoplastia
*Imagem retirada do livro "Atlas de anatomia humana", do autor Johannes Sobota.

Como é feita a Rinoplastia?

Antes da cirurgia, o paciente passa por uma série de exames pré-operatórios e uma análise fotográfica do nariz. Se ele fizer uso de medicamentos que coloquem em risco a cirurgia, a recomendação é que eles sejam suspensos. Depois da preparação, a rinoplastia é realizada sob sedação e com anestesia local.

A cirurgia pode ser realizada a partir de dois tipos de procedimentos, a rinoplastia externa e a rinoplastia fechada. Na primeira, é feita uma incisão externa na columela, tecido que se encontra entre as narinas na base do nariz, o que possibilita ao cirurgião uma maior exposição das cartilagens e estruturas nasais. Na segunda, a incisão é feita dentro do nariz e a cicatrização ocorre internamente no órgão. O tipo de rinoplastia a ser realizada depende do formato do nariz do paciente e da escolha do cirurgião.

O procedimento mais realizado no consultório Kurahashi Melo é a cirurgia fechada, que tem como principal benefício a ausência de cicatrizes aparentes. Para obtenção de uma ponta nasal definida e delicada, utiliza-se normalmente a técnica dos Novos Domos ®, mais conservadora e que mantém as estruturas das cartilagens nasais íntegras, produzindo um resultado estético e funcional mais natural e duradouro.

Descrita há mais de 10 anos pelo renomado cirurgião colombiano dr. Fernando Pedroza Campo, a técnica dos Novos Domos ® é considerada uma das melhores para a cirurgia da ponta nasal. E foi com ele que, em 2004, a dra. Andréia Kurahashi Melo realizou sua especialização, garantindo assim a precisão e eficiência do procedimento aos seus pacientes.

rinoplastia é feita em ambiente hospitalar, com anestesia local e sob sedação. Correções estéticas e funcionais podem ser feitas no mesmo procedimento cirúrgico. O pós-operatório não exige o uso de tampões nasais, garantindo assim, um conforto maior. Após a cirurgia, é importante evitar o uso de óculos, realizar massagens no local e evitar a exposição solar excessiva até o total desaparecimento dos hematomas.

* Imagens retiradas do artigo "A 20-Year Review of the “New Domes” Technique for Refining the Drooping Nasal Tip", do autor Fenando Pedroza, e do artigo "Seagull Wing Graf" dos autores Fernando Pedroza, Gustavo Coelho Anjos, Lucas Gomes Patrocinio, José M. Barreto, José Cortes e Suad H. Quessep.

Tire todas as suas dúvidas sobre Rinoplastia em nosso Blog!

Conhecendo os tipos de nariz

Num país caracterizado pela grande miscigenação como o Brasil, não surpreende identificar traços de diferentes etnias na população. Dentre os tipos de nariz mais comuns estão o nariz asiático, o nariz caucasiano e o nariz negróide. O nariz negróide, tema central deste artigo, diferencia-se por apresentar a base e as narinas mais alargadas, a ponta arredondada e o dorso curto e baixo.

 Para saber mais: conheça as características do nariz asiático e do nariz caucasiano . Será que o seu tipo de nariz se enquadra em algum deles? Tente descobrir e compartilhe conosco!

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!