Informações e dicas valiosas para o seu pós-operatório recente
01. Saída do hospital. Após a cirurgia de rinoplastia, o paciente sai do hospital com um curativo em toda a região nasal a fim de manter o nariz imobilizado. Esse curativo é composto por um molde plástico (aquaplast), que se molda ao formato do seu nariz, e fitas de micropore. Além disso, são colocadas bolinhas de algodão de aproximadamente 1,5cm nas narinas, facilmente retiráveis quando o paciente chega em casa.
02. Cuidados com o ângulo da cabeça. Durante o pós-operatório recente, o paciente deve permanecer sempre de cabeça elevada e na hora de dormir, é fundamental manter um ângulo 45 graus usando o apoio de 3 ou 4 travesseiros.
03. Compressas frias. Nos três primeiros dias é indicado realizar compressas frias, se possível, de maneira ininterrupta. Embora seja incômodo, essa medida é muito importante para o paciente não ficar tão inchado e com hematomas. Confira o vídeo abaixo e aprenda com a Dra. Andreia Kurahashi Melo como posicionar as compressas.
04. Medicação no pós-operatório. Via de regra, é recomendado o uso de analgésico, anti-inflamatório e antibiótico, bem como de soro fisiológico de jato contínuo para a realização da lavagem nasal. No caso do soro, aproveite o vídeo para aprender a técnica de aplicação sugerida. Deve-se direcionar o jato reto no nariz ou mirar um pouco para a lateral, mas nunca com a ponta apontada para o septo, pois estará inchado e poderá provocar sangramento. Dica! Armazene o soro na geladeira para ajudar a desinchar por dentro também.
05. Pomada. Somado aos medicamentos mencionados acima, é indicado o uso de uma pomada na região interna do nariz. Para aplicar, o paciente pode utilizar cotonetes, mas não é necessário introduzir profundamente, apenas na entrada, pois os cílios presentes no tecido do nariz se encarregam da função de levar a pomada para dentro de maneira gradativa. Dica! Use como medida a parte do cotonete com algodão, encha de pomada e contorne a região fazendo movimentos circulares cuidadosamente, redobrando a atenção nos locais onde há pontos. Não é para sentir dor nesse processo.
06. Obstrução nasal. A obstrução nasal é uma queixa comum no pós-operatório da rinoplastia, porém, é preciso compreender que assim como haverá inchaços na parte externa, haverá também na parte interna devido à septoplastia. O inchaço será de maior intensidade nos 3 primeiros dias, mas melhora gradativamente. Isso ocorre porque na cirurgia é colocada uma espuma para evitar sangramento excessivo e dia após dia essa espuma vai sendo eliminada com a própria lavagem nasal.
07. Alimentação durante o pós-operatório da rinoplastia. Nos dois primeiros dias, a sugestão é optar por uma alimentação mais pastosa e morna e, conforme o paciente perceber evolução, pode voltar a ter uma alimentação normal.
08. Consulta de retorno. A consulta de retorno ocorre entre o 6º e o 8º dia após a cirurgia de rinoplastia. Nesse dia será realizada a retirada do curativo, a limpeza na região interna do nariz e, caso o paciente tenha feito a cirurgia das asas nasais, serão retirados alguns pontos também. E mais: nesse dia, a Dra. Andreia Kurahashi Melo ensina uma massagem bem importante para o período de recuperação e um curativo aplicado na ponta do nariz para o paciente obter melhores resultados.
Pronto, agora que você já viu alguns dos aspectos abordados nesse episódio, assista ao vídeo da Dra. Andreia Kurahashi Melo para conferir informações e dicas fundamentais para o seu pós-operatório recente!
Dúvidas?
Inscreva-se em nossos canais e acompanhe os demais episódios da websérie “Conhecendo a Rinoplastia”, bem como as demais webséries que serão produzidas sobre diversas outras cirurgias. Participe, faça perguntas e deixe comentários em nossas redes sociais.
Se preferir, entre em contato para agendar a sua consulta e obter uma avaliação sob medida. A equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba oferece o melhor atendimento para que seus pacientes se sintam bem com a sua aparência!