O verão está chegando e, com ele, as temporadas na praia e piscina tomando sol e curtindo o calor. Porém, nem tudo é alegria. A exposição ao sol pode causar danos à pele que vão muito além das queimaduras: envelhecimento precoce, manchas, cicatrizes, ressecamento e até câncer de pele.
Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados na hora de aproveitar o sol. A clínica Kurahashi Melo separou algumas dicas de como proteger a sua pele dos danos do verão, para que ela permaneça bonita e saudável o ano todo!
1) Utilize protetor solar sempre, com o fator de proteção mais adequado para o seu tom de pele. Observe se ele tem proteção UVA e UVB, para que previna não só queimaduras, mas também o envelhecimento precoce. O ideal é retocar o protetor em no máximo quatro horas ou imediatamente após nadar, suar intensamente ou se enxugar na toalha.
2) Mantenha sua pele hidratada para que ela receba os nutrientes necessários. Investigue qual o hidratante ideal para seu tipo de pele, sempre observando se ele é não comedogênico, ou seja, não obstrui os poros.
3) Não exponha machucados e cicatrizes à luz do sol, pois isso pode causar manchas. Cubra-as, se possível, ou utilize protetor solar com alto fator de proteção.
4) Evite tomar sol entre as 10h e as 16h.
5) Beba muito líquido, principalmente água. Com o calor, nosso corpo perde água e precisamos repor para que o corpo se mantenha hidratado.
6) Aposte nos chapéus e óculos de sol, acessórios que protejam a pele do rosto, que é mais sensível e fica exposta por mais tempo.
7) Mantenha uma alimentação saudável que ofereça vitaminas. É uma medida que cuida da saúde e aparência do corpo inteiro.
Tomando essas precauções, você cuida não só da aparência da sua pele, como protege sua saúde e evita doenças. Se você já possui manchas ou cicatrizes no rosto causadas pelo sol, existem tratamentos que podem te ajudar a eliminá-las, como o peeling químico realizado por otorrinolaringologista e o tratamento a laser.
A clínica Kurahashi Melo oferece estes dois procedimentos com todo o conforto e segurança que o paciente merece.