Rinoplastia

O paciente que procura um médico para realizar a rinoplastia, geralmente está insatisfeito com o formato atual do nariz. Na primeira consulta, um estudo prévio será feito para avaliar os resultados da cirurgia, levando-se em conta a harmonização com a face e o histórico médico do paciente. Caso ele tenha outros problemas relacionados ao órgão, como desvio de septo, estes podem ser corrigidos no mesmo procedimento cirúrgico. Cabe ressaltar que o nariz precisa combinar com o rosto do paciente e não ser um modelo previamente idealizado.

Desenho das Estruturas Externas do Nariz - Rinoplastia

Rinoplastia - Livro Atlas da Anatomia Humana

*Imagem retirada do livro "Atlas de anatomia humana", do autor Johannes Sobota.

Como é feita a Rinoplastia?

Antes da cirurgia, o paciente passa por uma série de exames pré-operatórios e uma análise fotográfica do nariz. Se ele fizer uso de medicamentos que coloquem em risco a cirurgia, a recomendação é que eles sejam suspensos. Depois da preparação, a rinoplastia é realizada sob sedação e com anestesia local.

A cirurgia pode ser realizada a partir de dois tipos de procedimentos, a rinoplastia externa e a rinoplastia fechada. Na primeira, é feita uma incisão externa na columela, tecido que se encontra entre as narinas na base do nariz, o que possibilita ao cirurgião uma maior exposição das cartilagens e estruturas nasais. Na segunda, a incisão é feita dentro do nariz e a cicatrização ocorre internamente no órgão. O tipo de rinoplastia a ser realizada depende do formato do nariz do paciente e da escolha do cirurgião.

O procedimento mais realizado no consultório Kurahashi Melo é a cirurgia fechada, que tem como principal benefício a ausência de cicatrizes aparentes. Para obtenção de uma ponta nasal definida e delicada, utiliza-se normalmente a técnica dos Novos Domos ®, mais conservadora e que mantém as estruturas das cartilagens nasais íntegras, produzindo um resultado estético e funcional mais natural e duradouro.

Descrita há mais de 10 anos pelo renomado cirurgião colombiano dr. Fernando Pedroza Campo, a técnica dos Novos Domos ® é considerada uma das melhores para a cirurgia da ponta nasal. E foi com ele que, em 2004, a dra. Andréia Kurahashi Melo realizou sua especialização, garantindo assim a precisão e eficiência do procedimento aos seus pacientes.

rinoplastia é feita em ambiente hospitalar, com anestesia local e sob sedação. Correções estéticas e funcionais podem ser feitas no mesmo procedimento cirúrgico. O pós-operatório não exige o uso de tampões nasais, garantindo assim, um conforto maior. Após a cirurgia, é importante evitar o uso de óculos, realizar massagens no local e evitar a exposição solar excessiva até o total desaparecimento dos hematomas.

rinoplastia2       Rinoplastia - Livro A 20 Year Review of the New Domes Technique for Refining the Drooping Nasal Tip

Imagens retiradas do artigo "A 20-Year Review of the “New Domes” Technique for Refining the Drooping Nasal Tip", do autor Fenando Pedroza, e do artigo "Seagull Wing Graf" dos autores Fernando Pedroza, Gustavo Coelho Anjos, Lucas Gomes Patrocinio, José M. Barreto, José Cortes e Suad H. Quessep.

Entre em contato e agende uma consulta de avaliação para rinoplastia.

Tire todas as suas dúvidas sobre Rinoplastia em nosso Blog!

Que tipo de anestesia é usada na rinoplastia?
Rinoplastia: é preciso ficar hospitalizado?
O resultado da rinoplastia é definitivo?
A partir de quantos anos é possível realizar a rinoplastia?
Fazer rinoplastia afeta a respiração?
É importante fazer massagem no nariz após rinoplastia?
Rinoplastia: posso escolher o formato do meu nariz?
A rinoplastia deixa cicatriz?
Qual é a melhor época do ano para fazer rinoplastia?
Por que fazer uma rinoplastia com otorrinolaringologista?