Lipoenxerto Facial

O envelhecimento natural causa diminuição da gordura subcutânea de diversas regiões da face e, consequentemente, deixa os ossos cada vez mais ressaltados. Entretanto, este quadro pode ser minimizado com uma técnica conhecida como lipoenxerto facial em que é coletada gordura do próprio corpo para aplicação na área desejada.

As principais indicações do lipoenxerto facial referem-se ao preenchimento de sulcos nasolabiais que se formam entre o nariz e a boca, conhecido como bigode chinês; restauração do volume das maçãs do rosto (tratamento da região malar) e aumento do volume dos lábios. Também pode ser utilizada na região do sulco da lágrima (sulco formado abaixo do olho), porém com cuidado redobrado.

Embora não haja restrições de idade, a técnica é mais realizada em pacientes menores de 50 anos. Ter uma pele com boa elasticidade auxilia no resultado e, em contrapartida, o tabagismo é sempre um fator negativo. Nesse sentido, a dica é solicitar uma avaliação estética facial individualizada para identificar a solução ideal em cada caso.


Como funciona o lipoenxerto facial?

O procedimento consiste na extração de gordura do próprio corpo do(a) paciente para efetuar o preenchimento facial, devolvendo o volume às regiões afetadas e proporcionando um aspecto rejuvenescedor.

O lipoenxerto facial é realizado em centro cirúrgico com condições específicas de limpeza e higienização, assepsia e antissepsia para evitar riscos de contaminação durante o processo e garantir que a gordura seja tratada de forma adequada. Inicialmente, as áreas doadora e receptora são marcadas a fim de identificar exatamente onde o material será extraído e aplicado. Em seguida, cânulas finas são introduzidas através da pele para aspirar a gordura localizada.

Após a coleta, o material segue para centrifugação. Nesta etapa, o conteúdo é separado em três partes distintas: gordura, soro no sangue e células de gordura saudáveis (adipócitos), sendo essas últimas injetadas na face do(a) paciente.

Uma das vantagens do lipoenxerto facial é que boa parte da gordura implantada se integra e passa a fazer parte do tecido, recebendo nutrição e formando vasos normalmente.

A quantidade de sessão deve ser avaliada, mas a viabilidade da gordura enxertada dependerá da técnica utilizada e da habilidade do cirurgião. Além disso, cabe dizer que, caso seja necessária alguma complementação futura, é possível fazer aplicação de preenchedores à base de ácido hialurônico em consultório médico.

O lipoenxerto facial pode ser adotado isoladamente, mas tem excelentes resultados quando associado a outros procedimentos cirúrgicos como lifting facial, cirurgia das pálpebras, entre outros, e sua recuperação envolve compressas frias sobre a face, uso de antibióticos para prevenir infecções e cuidados específicos em relação aos edemas ou hematomas.

Assista ao vídeo da Dra. Kurahashi Melo com mais detalhes e entenda tudo sobre Lipoenxerto Facial!


Dúvidas?


Entre em contato e agende uma avaliação sobmedida. A equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba oferece o melhor atendimento para que seus pacientes se sintam bem com a sua aparência