Bichectomia

Bichectomia é o nome do procedimento realizado para a retirada da bola de Bichat, um tecido gorduroso que fica localizado na região da bochecha. Com um número crescente de pacientes, essa cirurgia é uma opção para pessoas que estão insatisfeitas com a sua aparência e desejam afinar o rosto, deixá-lo com uma aparência mais magra e, até mesmo, definir os contornos da face.

Executada no consultório Kurahashi Melo por um otorrinolaringologista que realiza cirurgia facial, a bichectomia consiste em fazer um pequeno corte – de apenas um a três centímetros – na região interior da bochecha para a retirada da bola de Bichat. O procedimento é feito com a aplicação de uma anestesia local e pode contar ou não com a sedação. Para fechar o corte e evitar sangramentos são utilizados pontos simples.

Uma das grandes vantagens da bichectomia é que, como a incisão é realizada do lado interno da boca, o procedimento não deixa cicatrizes aparentes. Além disso, a retirada da bola de Bichat trata-se de uma cirurgia relativamente simples: o tempo é de apenas 40 a 60 minutos de duração e o paciente recebe alta no mesmo dia.

É importante estar atento, no entanto, que, apesar de se tratar de uma cirurgia simples, a bichectomia precisa ser realizada com um médico capacitado. Isso porque, a região em que fica localizada a bola de Bichat possui nervos e vasos sanguíneos que, se rompidos, podem causar lesões e complicações no procedimento.

bichectomia 
 Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress/Folha de S. Paulo


Além disso, só a avaliação de um profissional pode dizer se realmente existe a necessidade do procedimento, uma vez que, em algumas pessoas, a retirada da bola de Bichat pode afinar o rosto mais do que esperado, deixando o paciente insatisfeito com o resultado.

O acompanhamento junto a um profissional também é importante para avaliar a necessidade de associação da bichectomia a outros procedimentos. O lifting facial, por exemplo, pode ser um grande aliado da cirurgia da bola de Bichat, já que a retirada da gordura pode deixar a pele flácida e desarmoniosa com a estrutura do rosto.

No consultório Kurahashi Melo você encontra médicos capacitados e com treinamento em Medicina e Estética e também em cirurgia facial, que estão prontos para realizar bichectomia e fazer todo o acompanhamento pré e pós-operatório necessário. Entre em contato e agende uma avaliação.