Perguntas Frequentes

Que tipo de anestesia é usada na rinoplastia?

Com o uso da anestesia local com sedação a pessoa ainda fica consciente durante o procedimento, mas menos do que o normal. A sedação ideal é a chamada “sedação consciente”, quando o paciente está sedado, recebendo medicamentos endovenosos com o objetivo de sedar, tranquilizar e produzir amnésia, ou seja, o paciente geralmente não lembra da cirurgia, ou pode lembrar de alguns momentos, porem continua respirando espontaneamente, sem a necessidade de sofrer intubação. Esse tipo de anestesia, dependendo dos medicamentos utilizados, produz uma recuperação pós-anestésica mais rápida e também diminui os riscos anestésicos. Também é eficaz em produzir menos sangramento durante a cirurgia e com isso, uma recuperação pós-operatória mais rápida, com menor edema (inchaço) e hematomas (roxos). A decisão de qual anestesia o paciente irá receber será decidida na avaliação pré-anestésica, e dependera do paciente, sua idade e estado psicológico, do cirurgião e da habilidade do anestesista em realizar tal técnica. O mais importante é que o paciente seja submetido a melhor técnica para seu caso, de forma individualizada. Afinal, o objetivo principal é reduzir aquela ansiedade comum de quem realiza cirurgias plásticas em busca de bons resultados.

Cuidados pós-operatórios

Além disso, ao utilizar a anestesia local com sedação na rinoplastia a recuperação é mais rápida, com menos inchaço e menos arroxeados. Claro que existem alguns cuidados pós-operatórios das cirurgias nasais fundamentais para uma boa recuperação.

Entre eles estão: realizar massagem no nariz após a rinoplastia, para que os ossos fiquem na posição correta; usar curativo na ponta do nariz para mantê-la fina e definida - isso fará com que a pele se acomode melhor à nova estrutura cartilaginosa criada com a cirurgia de rinoplastia; evitar exposição ao sol para não manchar a pele.

Após a cirurgia de rinoplastia, o resultado poderá ser obtido nos dois primeiros meses. O tempo ideal para avaliar o resultado final, no entanto, é de até seis meses.

Quer saber mais sobre a rinoplastia em Curitiba no consultório Kurahashi Mello?
Então agende uma avaliação. Teremos o maior prazer em esclarecer cuidadosamente todas as suas dúvidas a respeito do nosso serviço. Queremos ajudar você a se sentir muito bem.

Mais artigos sobre Rinoplastia:

Fazer rinoplastia afeta a respiração?
Rinoplastia: posso escolher o formato do meu nariz?
Por que fazer uma rinoplastia com otorrinolaringologista?
O resultado da rinoplastia é definitivo?