Septoplastia

Uma das cirurgias mais comuns na área da otorrinolaringologia, a septoplastia corrige o posicionamento do septo nasal, a estrutura osteocartilaginosa que divide a cavidade nasal. O desvio de septo pode ter origem em uma má-formação ou em um trauma no nariz e é um problema que atinge praticamente toda a população, mas nem todas as pessoas têm a respiração comprometida por causa dele.

Além de prejudicar a respiração, o desvio de septo pode bloquear a drenagem dos seios da face em direção do nariz, o que pode evoluir para uma sinusite. Outros problemas comuns são a dificuldade de respirar por um lado do nariz, sangramento nasal, dor de cabeça, dor facial, congestão nasal e respiração com barulho. A septoplastia é indicada para quem tenha desvio de septo e apresente um dos seguintes fatores:

• Respiração bucal
• Respiração nasal comprometida mesmo não estando resfriado
• Dor de cabeça
• Sinusite, amigdalite ou faringite recorrentes
• Distúrbios do sono

Desenho dos Seios da Face e Anatomia do Nariz - Septoplastia

Septoplastia - Livro Atlas da Anatomia Humana

*Imagem retirada do livro "Atlas de anatomia humana", do autor Johannes Sobota.

Cirurgia dos cornetos nasais, turbinectomia ou turbinoplastia

Às vezes os cornetos nasais também precisam ser corrigidos em uma cirurgia conhecida como turbinectomia. Os cornetos estão nas paredes laterais das cavidades nasais e tem como função umedecer e aquecer o ar que irá para os pulmões. Quem tem desvio de septo geralmente apresenta os cornetos hipertrofiados, ou seja, com tamanho aumentado. A turbinectomia normalmente é associada a septoplastia para a obtenção de melhor resultado cirúrgico.

septoplastia é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia local e sob sedação. Quando houver necessidade, correções estéticas e funcionais podem ser feitas no mesmo procedimento cirúrgico. Na grande maioria dos casos não é necessário o uso do tampão nasal no pós-operatório, que é substituído por uma espuma hemostática para evitar o sangramento excessivo.

Entre em contato e agende uma consulta de avaliação para a cirurgia de septoplastia.