Respirar é uma necessidade básica e, por isso, qualquer cirurgia que venha para interferir, deve ser evitada. Seguindo esse raciocínio, vale reforçar que a rinoplastia, ao contrário do que muitos pensam, vem não apenas para melhorar o resultado estético do nariz, mas também como alternativa de tratamento para melhorar a respiração.
O próprio desvio de septo leva os pacientes a recorrer à cirurgia aqui no consultório. Quem sofre do problema tende a respirar muito pela boca, além de ter dificuldades para dormir, cansaço e dores de cabeça. Nesses casos, o otorrinolaringologista, por meio da rinoplastia e septoplastia, corrige o posicionamento do septo nasal – estrutura osteocartilaginosa que divide a cavidade nasal -, permitindo que a pessoa respire tranquilamente.
Segurança a todo momento
Outro ponto que merece destaque é cuidado com o paciente durante todo o tempo. Desde que ele vai ao consultório fazer uma avaliação até momento da cirurgia. A rinoplastia é feita em ambiente hospitalar, com anestesia local e sob sedação. Correções estéticas e funcionais podem ser feitas no mesmo procedimento cirúrgico. O pós-operatório não exige o uso de tampões nasais, garantindo assim, um conforto maior. Após a cirurgia, é importante evitar o uso de óculos, realizar massagens no local e evitar a exposição solar excessiva até o total desaparecimento dos hematomas.