A toxina botulínica é utilizada para paralisação temporária das rugas de expressão, também denominadas como rugas dinâmicas. Durante a avaliação/consulta, uma análise estética facial é realizada para avaliar a melhor técnica de aplicação da toxina, que deve ser individualizada. Ou seja, cada paciente receberá um protocolo de aplicação específico baseado nas suas necessidades.
Após isso, é realizada uma limpeza na pele e aplicado um anestésico tópico, que deve permanecer de 15 a 20 minutos para que tenha uma adequada absorção e melhor resultado.
Utiliza-se materiais específicos (agulha milimétrica de espessura 32g, 4 mm, de origem francesa) para que o procedimento seja o menos desconfortável possível. Depois da aplicação da toxina botulínica, por um otorrinolaringologista da clínica Kurahashi Melo, nos pontos pré-determinados, é colocado gelo para prevenção da formação de pequenos hematomas.
O paciente recebe orientações para evitar exercício físico, massagear o local e evitar deitar por seis horas após a aplicação. Após 14 dias aproximadamente, o paciente deve retornar para avaliação do resultado e, se necessário, aplicar pontos complementares de toxina botulínica.