A principal função da mentoplastia é melhorar os traços faciais, recuperando a harmonia com os outros elementos do rosto. Assim, é comum que a cirurgia seja associada a outros procedimentos.
Entre as cirurgias comuns está a rinoplastia – que cria a proporção entre o nariz e o queixo, uma vez que ela está intimamente relacionada ao equilíbrio facial –, ou o lifting facial, que faz reparos no tecido do pescoço, quando essa região é muito flácida. É possível também associar a cirurgia de queixo a preenchimentos com ácido hialurônico, que ajuda a ressaltar essa região do rosto.
Há ainda a possibilidade de realizar a mentoplastia com fins funcionais. Nesses casos, é comum que, junto ao procedimento, sejam promovidas correções ortodônticas ou a cirurgia ortognática, com intuito de reposicionar os dentes e corrigir as deformidades do maxilar, que influenciam diretamente na composição do rosto.
Utilizada para aumentar ou recuar o mento, ou seja, a parte inferior do rosto, localizada na porção central da mandíbula, também chamada de maxilar inferior, a mentoplastia pode ser feita de várias formas.
Um dos procedimentos é por meio da cirurgia de avançamento ósseo, em que, ao passar por um estudo detalhado, o paciente é submetido a um procedimento que realiza o corte do osso, promovendo o avanço do queixo.
Outra opção com que a mentoplastia pode ser realizada, é através da utilização de implantes faciais, compostos de materiais sintéticos como silicone, Medpor ou Gore tex. Com finalidade estética, a cirurgia com utilização de implantes apresenta menor morbidade, custo e risco cirúrgico, uma vez que é de menor complexidade, se comparada à cirurgia de avançamento mandibular. Porém, esse procedimento é indicado para alguns casos específicos e deve ser avaliado individualmente junto ao especialista responsável.
Na Clínica Kurahashi Melo a mentoplastia com utilização de implantes é realizada por uma equipe capacitada e especializada.