Em tempo: se você ainda não assistiu, veja também o vídeo com a apresentação de cada episódio apresentado nesta websérie.
Em geral, para os aspirantes à rinoplastia são sugeridas, no mínimo, duas consultas antes da realização da cirurgia para que os envolvidos aproveitem a oportunidade para obter informações e esclarecer todas as dúvidas de maneira muito clara e transparente. Para esse momento, além, claro, da presença do paciente, recomenda-se a dos acompanhantes responsáveis pelos cuidados pré e pós-operatórios.
Na primeira consulta, ocorre a avaliação do paciente para verificar a existência de algum problema funcional, como desvio do septo, hipertrofia dos cornetos, rinite alérgica, sinusite, pólipos, entre outros. Para isso, são realizados exames da parte interna, por meio da videonasofibroscopia, e, em alguns casos, podem ser necessários exames complementares de imagem, a exemplo da tomografia que possibilita uma análise mais acurada quanto à parte funcional do nariz, afinal, a cirurgia tem um enfoque não somente estético, mas também funcional.
Em seguida, são solicitados outros exames pré-operatórios mínimos, que seriam exames de sangue, como hemograma, coagulograma, glicemia de jejum e avaliação da função renal através da creatinina sérica. Dependendo da idade do paciente podem ser exigidos, inclusive, o raio-x do tórax e o eletrocardiograma. Ademais, se houver alguma doença associada, pode ser adicionada a avaliação de um médico especialista, seja cardiologista, neurologista ou endocrinologista, a depender de cada situação.
Após a realização desses exames, o paciente retorna para uma segunda conversa, na qual expõe suas expectativas em relação a parte estética, compartilhando com detalhes os aspectos que o incomodam. Posteriormente, a Dra. Andreia Kurahashi explica, de acordo com as técnicas utilizadas na clínica, as possibilidades do procedimento, isto é, quais resultados são viáveis.
Na sequência, realiza-se um estudo fotográfico com a utilização de um software de manipulação de imagem para projetar tais expectativas do paciente e possibilitar a análise médica e também a demonstração do possível resultado ao paciente. Embora não seja uma garantia de resultado, é uma ferramenta para melhorar a comunicação entre médico e paciente, um recurso que ajuda bastante nessa avaliação prévia.
Nessa avaliação prévia, a Dra. Andreia aponta a necessidade do uso de alguns medicamentos antes da cirurgia para evitar a formação de hematomas, pois durante a rinoplastia pode ser preciso realizar fraturas. Além disso, as orientações prévias sobre o jejum são fornecidas; o médico anestesista participa da consulta para esclarecer a importância de uma avaliação pré-anestésica e todas as demais dúvidas; os termos de consentimento são entregues para que o paciente leia com atenção e entre assinado posteriormente; e as orientações sobre o pós-operatório imediato são dadas.
Assista ao vídeo da Dra. Kurahashi Melo com mais detalhes sobre a primeira de várias séries produzidas para sanar todas as suas dúvidas relacionadas aos procedimentos cirúrgicos!
Gostou? Então não deixe de acompanhar os próximos episódios!
Esse foi o Episódio 01 da websérie “Conhecendo a rinoplastia” e se você gostou, inscreva-se no nosso canal para acompanhar o Episódio 02 no qual receberemos uma convidada especial: a esteticista e cosmetóloga, Andressa Faucz. Fique ligado(a) e descubra quais são os cuidados da pele antes da cirurgia!
Inscreva-se em nossos canais, esclareça suas dúvidas e entre em contato para agendar a sua consulta e obter uma avaliação sob medida. A equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba oferece o melhor atendimento para que seus pacientes se sintam bem com a sua aparência!