Você quer mudar o seu nariz?
Certamente não é só você!
Conheça as maiores queixas e pedidos na rinoplastia!
As queixas mais frequentes variam muito entre homens e mulheres, você sabia?
A procura pelo procedimento de rinoplastia aumentou muito nos últimos anos por parte dos homens e eles buscam sempre um resultado mais natural. Eles querem uma discreta redução na giba e não exigem muita mudança na ponta, apenas uma discreta elevação. Para eles o nariz tem que ficar natural e os homens não querem que todo mundo perceba que foi feito um procedimento cirúrgico.
Já a mulher é diferente. Ela tende a não se incomodar tanto com o fato de ter feito uma cirurgia. Por isso, ela não se incomoda de ter o dorso um pouco mais côncavo, costuma querer mudar mais da giba, busca uma ponta mais definida, mais arrebitada e analisa o que acontece com o rosto quando sorri e como isso movimenta o nariz para tomar a sua decisão final para a rinoplastia.
De forma geral é fundamental respeitar aspectos étnicos no planejamento da rinoplastia.
O nariz negróide tem como característica de nariz a pele mais grossa, a base mais larga e a ponta não muito definida. É um tipo de nariz que requer uma técnica específica.
Os narizes caucasianos – originários dos países europeus – é aquele nariz mais alto que tem a giba grande, uma ponta um pouco projetada e a narina bem fininha. Para esse nariz deve ser utilizada outra técnica.
No nosso país há uma grande miscigenação. Antes existia uma prevalência de pacientes mais caucasianos e europeus, mas agora a miscigenação é bem frequente e a procura por esses narizes com características mestiças tem aumentado muito.
Existem pessoas que procuram modificar o nariz com ideias preestabelecidas, e que não combinam com seu rosto?
Levar referências e falar sobre expectativas sobre o formato desejado do nariz é algo natural. Mas, a função do especialista é orientar, pois existem padrões estéticos a serem seguidos para que o rosto fique harmonioso.
Por exemplo, em pacientes orientais, o rosto é mais plano e a distância entre os ossos do rosto é mais larga. O nariz não pode ser muito fino porque ele vai ficar desproporcional em relação ao rosto. Já em rostos mais longilíneos é possível ter um nariz mais estreito e mais definido.
Hoje em dia os pacientes tem grandes expectativas, mas no momento da consulta é necessário ter calma e explicar o que pode ser feito em cada caso de acordo com análise daquele rosto, sexo, idade, características raciais, etc. para ficar um resultado harmônico. Às vezes o que o paciente quer não combina com ele e, futuramente, pode até gerar uma insatisfação. Também, quando o paciente é muito jovem, é muito recomendado ter sempre um acompanhante desde a primeira consulta, pois esta pessoa pode ajudar em escolhas mais coerentes.
Desenhos e manipulações de imagens são muito importantes nas consultas. Não com o intuito de resultado final. Mas com foco na melhoria da comunicação. É necessário que o paciente entenda o que é possível ser feito se isso é o que ele espera.
Existem parâmetros estéticos que devem ser respeitados, mas o mais importante é o relacionamento médico-paciente. A boa comunicação é o segredo para a boa rinoplastia.
Dra. Andreia Kurahashi Melo foi entrevistada pelo programa Boa Tarde Dr. pela médica nutróloga Carolina Feres Busato!
Selecionamos os melhores momentos do bate papo para você e criamos uma playlist 🙂