1º erro mais comuns após a Rinoplastia | Uso incorreto dos medicamentos prescritos
Muitos pacientes fazem o uso incorreto dos medicamentos prescritos, especialmente da pomada e do soro fisiológico. Então, anote aí! A pomada deve ser aplicada regularmente na região interna do nariz – ao menos três vezes ao dia por um período de duas a três semanas, pois auxilia na cicatrização e na remoção das crostas que se formam no local. Já o soro fisiológico com jato contínuo deve ser aplicado frequentemente, mirando de forma reta ou um pouco na lateral para realizar a lavagem nasal, agilizar a retomada das atividades funcionais do nariz e, inclusive, ajudar na eliminação das crostas. Dica! Armazene o soro na geladeira para ajudar a desinchar por dentro também.
2º erro mais comuns após a Rinoplastia | Ausência ou uso incorretos de compressas frias
Nos três primeiros dias, o ideal é realizar compressas frias de forma ininterrupta. Embora desconfortável, esse processo é fundamental para evitar hematomas e inchaços excessivos durante a recuperação da rinoplastia. Para tanto, a Dra. Andreia Kurahashi Melo solicita o uso de bolsas de gelo na região lateral do nariz onde são feitas as fraturas.
3º erro mais comuns após a Rinoplastia | Dormir na posição inadequada
Durante o pós-operatório recente, o paciente deve dormir numa angulação de 45º usando, aproximadamente, três travesseiros. Isso é importante para aproveitar os efeitos da gravidade e, assim, minimizar os riscos de inchaços na face e de obstruções nasais (uma das queixas mais frequentes).
4º erro mais comuns após a Rinoplastia | Assoar excessivamente o nariz
Na expectativa de desentupir o nariz, muitos pacientes apostam no ato de assoar excessivamente o nariz. Contudo, essa prática não apenas é ineficiente para esse fim, tendo em vista que a obstrução é resultante do inchaço causado pelo próprio procedimento, como também pode causar sangramento. Portanto, deve-se ter paciência e aguardar alguns dias até que, gradativamente, essa sensação amenize.
5º erro mais comuns após a Rinoplastia | Uso de produtos inadequados para limpeza
É comum os pacientes utilizarem o papel higiênico para realizar a limpeza da região interna do nariz, porém, a Dra. Andreia Kurahashi Melo alerta: esse item tão trivial contém uma quantidade permitida de coliformes fecais e pode causar infecção nas incisões! Por isso, em substituição, a recomendação é optar por materiais considerados “limpos”, como cotonete ou algodão submetidos a algum tratamento bactericida, de acordo com indicações expostas nas embalagens.
6º erro mais comuns após a Rinoplastia | Uso incorreto do curativo
Outro erro bastante comum é o uso incorreto do curativo na ponta nasal. Esse curativo deve ser usado durante todo o dia e retirado apenas para tomar banho, pois possibilita que a pele descolada cicatrize corretamente na nova estrutura criada durante o procedimento cirúrgico. Para aprender passo a passo como esses curativos devem ser feitos, confira esse vídeo aqui [inserir link] do nosso canal.
7º erro mais comuns após a Rinoplastia | Realização incorreta da massagem
Para concluir, a Dra. Andreia Kurahashi Melo chama a atenção para a realização incorreta da massagem que deve ser feita na região operada para ajudar no posicionamento dos ossos e na melhor cicatrização do dorso. São recomendadas três sessões diárias de 10 vezes. Caso também queira aprender ou rever o processo correto, acesse esse vídeo na página de midias do site.
Quer ficar por dentro dos principais detalhes sobre a Rinoplastia? Então aproveite para conferir na íntegra a Websérie “Conhecendo a Rinoplastia” ou assista diretamente ao episódio em que a Dra. Andreia Kurahashi Melo apresenta os cuidados do pós-operatório recente.
Viu só?! Você que vai fazer a sua rinoplastia preste bastante atenção porque o resultado depende também dos cuidados no pós-operatório. Assista ao vídeo da Dra. Andreia Kurahashi Melo para conferir mais informações!
Dúvidas?
Entre em contato para agendar a sua consulta e obter uma avaliação sob medida. Para a equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba é sempre um prazer oferecer um atendimento personalizado, humanizado e altamente capacitado para que seus pacientes melhorem a autoestima e a qualidade de vida. Confira todo esse cuidado de perto!