Você está pensando em fazer uma rinoplastia e quer saber se existe uma idade mínima para o procedimento?
Neste contexto meninos e meninas têm uma idade mínima diferente.
A menina sofre um desenvolvimento corporal um pouco antes do menino. Meninas vão ter a menarca – a primeira menstruação – e mais ou menos nessa época terão o estirão de crescimento maior. A moça fica mais envolvida em todos seus caracteres, incluindo o rosto e o desenvolvimento ósseo começa a desacelerar. Nesse momento em que a menina já cresceu, já tá com rosto mais adulto – que seria perto dos 14 ou 15 anos – já pode ser realizada uma cirurgia estética e funcional.
No menino o estirão de crescimento é mais tarde. Muitos meninos têm esse estirão perto dos 14 anos e alguns perto dos 17 anos. Para eles é necessário acompanhar e observar o tamanho do rosto, tamanho do nariz e altura.
Se a rinoplastia acontece em um paciente que ainda tem o nariz infantil – durante a cirurgia do septo que é uma cirurgia sempre realizada na rinoplastia, na maioria das vezes é uma rinosseptoplastia – a área de crescimento da cartilagem é afetada e o nariz para de crescer. Assim, algumas vezes, o paciente pode ficar com o nariz infantil no futuro.
É muito importante que o desenvolvimento da face já esteja completo. Principalmente do nariz e toda a estrutura que eventualmente será modificada em um procedimento.
Mas existem exceções!
Cirurgias nasais podem ser necessárias em pacientes muito jovens. Em pacientes com o desvio de septo muito exacerbado, o nariz muito tortinho pela parte externa, ainda criança ou pré-adolescente, uma cirurgia pequena pode ser feita apenas para colocar as estruturas no lugar, mas não realizando ressecções exageradas, deixando o nariz mais centralizado explicando que futuramente pode ser necessário procedimento adicional.
Nestes casos, a boa comunicação com os pais é fundamental para que eles entendam que a cirurgia vai ser corretiva para o nariz crescer retinho e que futuramente pode ser necessária uma correção.
Dra. Andreia Kurahashi Melo foi entrevistada pelo programa Boa Tarde Dr. pela médica nutróloga Carolina Feres Busato!
Selecionamos os melhores momentos do bate papo para você e criamos uma playlist 🙂