Correções e Revisões Cirúrgicas após a Rinoplastia
Como em qualquer outra cirurgia plástica, o resultado final da rinoplastia pode ser observado somente após a reacomodação dos tecidos da região, processo que leva, no mínimo, seis meses contados a partir da cirurgia primária de rinoplastia. Passado esse período, é realizada uma avaliação revisional na qual, muitas vezes, pode ser identificada a necessidade de prosseguir com uma ou outra correção para alcançar as características desejadas.
Essa nova intervenção pode variar desde pequenas correções, até cirurgias revisionais, a depender de fatores como resultado, expectativa e possibilidade de cada caso. Inúmeras podem ser as queixas e complicações, sendo giba óssea e obstrução nasal algumas das mais comuns.
- Giba óssea. Por diversas razões, podem ocorrer irregularidades durante a cicatrização dessa região composta por cartilagem e ossos. Quando a giba óssea fica um pouco mais alta, por exemplo, é feita uma raspagem para deixar o dorso mais adequado; por outro lado, quando o dorso fica muito baixo, uma alternativa é aplicar ácido hialurônico para fazer um procedimento chamado de “rinomodelação”.
- Obstrução nasal. Em alguns pacientes, a obstrução nasal persiste mesmo após a rinoplastia. Nesses casos, é necessário identificar a origem do problema – desvio do septo revisional, cornetos hipertrofiados ou, ainda, tratamento inadequado de um quadro de rinite – para, assim, buscar alternativas.
#Importante! A avaliação revisional das cirurgias primárias de rinoplastia costuma ser feita após, no mínimo, seis meses. Das cirurgias secundárias ou terciárias, no entanto, o ideal é aguardar, no mínimo, um ano para considerar a realização de cirurgias revisionais ou pequenas correções.
Cuidados finais da Rinoplastia
Para você que acompanhou todos os episódios desta websérie, certamente, notou que a rinoplastia é uma cirurgia bastante complexa e exige grande precisão, pois trabalha ossos, cartilagens, musculatura e tecidos moles, além de atuar diretamente na parte interna (septo e cornetos) e externa (pirâmide nasal) do nariz.
Diante de tamanha complexidade do procedimento e da própria estrutura do nariz, a Dra. Kurahashi Melo aproveita para reforçar quão importante é o controle pós-operatório. Nessa etapa, é altamente recomendado que o paciente siga o passo a passo ensinado para a troca dos curativos, realize as massagens na frequência e intensidade sugeridas e retorne às consultas para que pequenas correções possam ser diagnosticadas e tratadas precocemente. Lembre-se: o resultado final da cirurgia depende da parceria entre médico e paciente!
Agora falta apenas este vídeo para você ficar por dentro dos principais detalhes da cirurgia de Rinoplastia. Então, encerre o ciclo com o vídeo da Dra. Andreia Kurahashi Melo para conferir os cuidados finais, as revisões cirúrgicas e, em primeira mão, o tema da próxima websérie!
Perdeu algum episódio ou deseja rever alguma etapa? Clique aqui e confira a playlist completa da Websérie “Conhecendo a Rinoplastia”.
Dúvidas?
Inscreva-se em nossos canais e acompanhe os demais episódios da websérie “Conhecendo a Rinoplastia”, bem como as demais webséries que serão produzidas sobre diversas outras cirurgias. Participe, faça perguntas e deixe comentários em nossas redes sociais.
Se preferir, entre em contato para agendar a sua consulta e obter uma avaliação sob medida. A equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba oferece o melhor atendimento para que seus pacientes se sintam bem com a sua aparência!