Episódio 03 da websérie “Conhecendo a Rinoplastia”: conversa com anestesista

Segundo a especialista, há, principalmente, dois tipos de anestesia para cirurgias de rinoplastia, a anestesia local com sedação e a anestesia geral. A aplicação pode variar desde uma sedação mais leve, na qual o paciente permanece acordado e conversando com a equipe, mas tem sua ansiedade reduzida; até uma sedação moderada que causa sonolência e, em alguns casos, a flutuação do nível de consciência; ou, ainda, uma sedação mais profunda em que o paciente dorme durante a maior parte do tempo.

A decisão de qual anestesia adotar cabe ao médico anestesista e ao cirurgião, de acordo com cada caso. Por isso, é fundamental realizar a avaliação pré-anestésica mencionada em vídeos anteriores para realizar a adequada triagem e, eventualmente, detectar doenças associadas, bem como as expectativas do paciente em relação ao procedimento.

Para a Dra. Andreia Kurahashi Melo, o sucesso da sedação está relacionado a três fatores essenciais: primeiro, a atuação do cirurgião na definição da anestesia adequada; segundo, a precisão do anestesista com a analgesia e a sedação; e, terceiro, o estado do paciente, quanto mais tranquilo e consciente dos detalhes do procedimento ao qual será submetido, melhor.

Dentre as alternativas de anestesia para a cirurgia de rinoplastia, a Dra. Andreia recomenda a anestesia local com sedação, pois esta reduz o sangramento durante o procedimento e torna mais rápida a recuperação do paciente imediatamente após a cirurgia. No entanto, há casos nos quais a anestesia local e a sedação não são viáveis, afinal, sua aplicação depende, muitas vezes, de questões como idade e estado emocional do paciente, fazendo-se necessário optar pela anestesia geral por motivos de segurança.

Assim como a sedação, a anestesia geral é aplicada pela veia, induzindo o paciente a uma sedação profunda, na qual perde a consciência e a mobilidade temporariamente. Ao final da cirurgia, a infusão de medicações é interrompida, sejam elas venosas (pela veia) ou inalatórias (pela expiração), e após um tempo, essas drogas começam a ser eliminadas. Ao acordar, o paciente é encaminhado a uma sala de recuperação para o acompanhamento de sua estabilidade e, em seguida, levado ao quarto.

Assista ao vídeo da Dra. Kurahashi Melo com mais detalhes sobre a anestesia para cirurgias de rinoplastia!

Dúvidas?

Aproveite para enviar suas dúvidas por meio de nossos canais ou entre em contato para agendar a sua consulta para obter uma avaliação sob medida. A equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba oferece o melhor atendimento para que seus pacientes se sintam bem com a sua aparência!

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!