Ainda pouco difundida no Brasil, a bichectomia vem ganhando muitos adeptos e desponta como tendência no mundo da cirurgia plástica. Mas você já ouviu falar desse procedimento?
Bola de Bichat é o nome de uma gordura localizada na região das bochechas, deixando-as avantajadas e o rosto, mais arredondado. Algumas pessoas ficam insatisfeitas com esse aspecto e, para conquistar uma fisionomia mais magra e fina, optam pela retirada dessa gordura por meio de uma cirurgia – que recebe o nome de bichectomia.
O procedimento para eliminar a bola de Bichat é relativamente simples e apresenta poucos riscos de complicações. Para a cirurgia, é aplicada uma anestesia local, que pode ser utilizada com sedação ou não, e feito um pequeno corte, de aproximadamente cinco milímetros, dentro da boca. É através dessa incisão que a gordura será eliminada.
A bichectomia leva aproximadamente 40 minutos de duração e, por ser feita na parte interna da boca, não deixa cicatrizes visíveis. O seu pós-operatório, como em qualquer outro procedimento cirúrgico, requer alguns cuidados, como evitar atividades físicas e exposição ao sol nas primeiras semanas, fazer dieta leve e compressas de gelo nos primeiros dias.
Como o objetivo da bichectomia é melhorar os contornos faciais, em alguns casos é recomendada a associação da retirada da bola de Bichat a outros procedimentos, como o lifting facial, para eliminar o tecido flácido do rosto, ou a lipoaspiração cervical, para a retirada do excesso de gordura do pescoço – fator que também dá ao rosto um aspecto mais arredondado.
É possível, também, associar a bichectomia a preenchimentos, com o intuito de diminuir as rugas e tornar os contornos faciais mais definidos. A avaliação da necessidade do procedimento e da associação de outras cirurgias, assim como a quantidade de gordura a ser retirada deve ser feita junto ao médico profissional.
Na Clínica Kurahashi Melo, além de capacitados, os profissionais estão sempre buscando atualização para a realização dos procedimentos.