A cirurgia da confecção da prega supra tarsal é popularmente conhecida como cirurgia de ocidentalização dos olhos. Ela consiste em criar, por meio de cirurgia, a “preguinha” dos olhos, geralmente mínima ou inexistente em olhos orientais.
A análise estética da face oriental demonstra as alterações e diferenças entre o rosto ocidental (italiano, alemães, os caucasianos) e o rosto oriental (japoneses, chineses, coreanos, entre outros). O oriental tem o rosto mais plano, pois o nariz é pouco projetado devido ao dorso nasal pequeno, e a ponta nasal é mais globosa e mal definida. As “maçãs” do rosto e as maxilas também são pouco proeminentes.
Em relação às pálpebras, o mais marcante é a ausência de “preguinha’ na parte superior do olho, que produz um aspecto de olho menor e mais puxadinho, o que dificulta a maquiagem. Uma alteração nesta região muitas vezes passa despercebida por aqueles que não apresentam essa característica, mas para os orientais que não têm “preguinha”, a cirurgia de ocidentalização dos olhos pode ser a realização de um sonho.
Diferentes técnicas
Atualmente, existem muitas técnicas descritas para a cirurgia de ocidentalização dos olhos. A indicação de cada técnica depende de cada paciente.
Se houver excesso de pele na pálpebra superior, pode-se realizar a remoção da pele e a confecção da prega supra tarsal. Nessa técnica, utiliza-se uma incisão que fica na parte superior do olho escondida na própria prega que será criada. Ou seja, sem cicatrizes externas muito aparentes. O tamanho da preguinha geralmente é discutido entre o cirurgião e o paciente.
Créditos das imagens:
Figura 1
Double-Eyelid Operation: Orbicularis Oculi–Levator Aponeurosis Fixation Technique
Jung I. Park, MD, PhDa,*, Min S. Park, MD
Retirado de Facial Plastic Clinics of North America
Figura 2
A Method in Creation of the Superior Palpebral Fold in Asians Using a Continuous Buried Tarsal Stitch (CBTS)
Joseph K. Wong, MD
Retirado de Facial Plastic Clinics of North America