Rinoplastia x Selfies – Entenda a distorção de imagem. Dra Andreia Kurahashi Melo

Você tira uma selfie e acha que o seu nariz está grande demais em proporção ao seu rosto e se sente incomodada?

Será que essa selfie é realmente um retrato da realidade?

Com o uso massivo das redes sociais está acontecendo uma busca maior por procedimentos faciais como é o caso da rinoplastia. Queremos nos sentir melhores com nossa imagem e isso é algo natural. Porém, na avaliação médica feita de forma adequada a análise é um pouco mais cautelosa.

As selfies são retiradas de uma forma que distorce um pouco o rosto. Fotos tiradas com uma distância de 40 cm por exemplo distorcem um pouco o rosto, deixando o rosto mais afunilado e o nariz mais largo.

Muitas vezes a visão que a pessoa tem quando tirou uma foto neste padrão não é do rosto dele de verdade. O ideal para analisar o nosso rosto é ter uma distância no mínimo de 1 metro e usar o zoom na câmera – assim você tem o seu rosto do jeito que ele é.

Por isso, quando o paciente vai ao consultório, o médico especialista muitas vezes não vê a distorção que é justamente a reclamação dele. Um bom exercício é tirar as fotos e analisar se o incômodo persiste.

Um bom profissional da área médica não deve ter como objetivo super indicar procedimentos. O mais importante é que o paciente sinta-se bem. Se após a avaliação e o ajuste desta realidade o paciente ainda se sentir incomodado, procedimentos maiores ou menores serão considerados, mas baseados na realidade.

É evidente que fatores emocionais também precisam ser ponderados. Em alguns casos o apoio de psicólogos pode ser importante para que o momento do paciente seja melhor compreendido. O paciente precisa estar bem emocionalmente, espiritualmente e fisicamente para o procedimento pois uma rinoplastia é uma alteração grande no rosto.

Se emocionalmente o paciente não estiver preparado, nenhum resultado será satisfatório.

Felizmente, em muitos casos, a rinoplastia é um propulsor de transformações que envolvem também todas as demais áreas da vida do paciente. A autoestima muda e com isso a atitude em relação a vida também!

Dra. Andreia Kurahashi Melo foi entrevistada pelo programa Boa Tarde Dr. pela médica nutróloga Carolina Feres Busato!

Selecionamos os melhores momentos do bate papo para você e criamos uma playlist 🙂

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!