O que é Otoplastia?
A otoplastia é um procedimento cirúrgico que permite realizar correções de orelha para minimizar deformidades, corrigir assimetrias de forma, tamanho ou angulação e, ainda, reconstruir orelhas mal formadas de nascença ou após um traumatismo.
A Otoplastia é indicada para quais pacientes?
Essa modalidade cirúrgica é indicada para pacientes com laceração do lóbulo da orelha, microtia ou anotia (ausência congênita das orelhas), macrotia (orelhas grandes) e orelhas constritas (com aspecto de espremidas). No entanto, ficou consagrada por possibilitar corrigir uma outra deformidade, popularmente conhecida como “orelha de abano”.
Caracterizada pelo afastamento das orelhas em relação a cabeça e pela falta de definição das curvas cartilaginosas, essa condição está presente desde o nascimento e normalmente causa desconforto, constrangimento e traumas psicológicos em crianças na idade escolar e até mesmo em adultos. Não à toa, muitos pacientes percebem a otoplastia como uma cirurgia capaz de elevar a autoestima e a aceitação com a própria aparência.
Otoplastia é uma correção definitiva?
Quando o tema é cirurgia para corrigir orelhas, a recidiva, isto é, o retorno da orelha à posição original, costuma gerar receios nos pacientes. Portanto, vamos entender se a otoplastia é uma correção definitiva ou, de fato, apresenta esse risco.
Via de regra, o resultado da otoplastia é definitivo, mas como peculiaridade desse procedimento, existe sim um risco mínimo de alguns pacientes apresentarem volta do abano ou leve assimetria. Casos de recidiva costumam ser motivados por ruptura precoce das suturas, hematoma, infecção, uso incorreto da faixa elástica, quelóide ou trauma local, visto que qualquer deformação ou manipulação das estruturas podem afetar a recuperação e a cicatrização da otoplastia.
A recomendação, é optar pela adequada combinação de alguns fatores que podem aumentar, e muito, as chances de obter resultados definitivos, como a experiência do profissional, a técnica cirúrgica empregada e os cuidados pós operatórios seguidos pelo paciente.
Veja também: Como é a recuperação da Otoplastia?
Qual profissional que pode fazer a Otoplastia?
O mais indicado é procurar um otorrino com especialidade em cirurgia facial para realizar a otoplastia. Esse profissional conhece a anatomia das orelhas e entende a fundo suas funcionalidades, além de ter a competência técnica para atuar com procedimentos cirúrgicos e buscar o resultado mais natural possível. O importante é pesquisar cirurgiões experientes e membros da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e da Federação Internacional de Plástica Facial para garantir maior segurança nos procedimentos.
Dúvidas sobre a Otoplastia?
Entre em contato e agende a sua consulta para obter uma avaliação sob medida. Para a equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba é sempre um prazer oferecer um atendimento personalizado, humanizado e altamente capacitado para que seus pacientes melhorem a autoestima e a qualidade de vida. Confira todo esse cuidado de perto!