Episódio 01 da websérie sobre Mentoplastia: análise estética facial e indicação cirúrgica

Esse procedimento apresenta excelentes resultados na melhora do aspecto do perfil e na harmonia dos elementos do rosto. Entretanto, como em qualquer outro tipo de cirurgia, antes de se submeter à Cirurgia de Mento, o paciente deve agendar uma consulta pré-operatória. Nessa ocasião, a Dra. Andreia Kurahashi Melo fará uma análise facial para avaliar se há indicação da Mentoplastia. Existem várias formas de realizar essa análise, entre elas estão o estudo cefalométrico e o estudo do perfil mole.

Aqui na clínica, adota-se o estudo de perfil mole como padrão, pois permite observar diversos pontos da face do paciente. Um dos aspectos mais interessantes é a análise dos terços faciais que consiste em avaliar se os terços (1) da região da inserção do cabelo até a glabela, (2) da glabela até a região embaixo do nariz e (3) dessa região abaixo do nariz até a parte inferior do queixo são proporcionais, ou seja, possuem medidas semelhantes. Em caso positivo, há, então, um bom indício para a realização da cirurgia.

Outro ponto a ser analisado nessa consulta inicial é em relação à mordida. O cenário ideal é a chamada mordida ortognática, considerada a característica correta. Porém, em alguns casos, o paciente pode ter uma mordida alterada, conhecida como retrognatia mandibular, quando há leve projeção do queixo para trás. Ao identificar esse formato, avalia-se a existência de uma deficiência horizontal muito acentuada ou não e, a partir disso, define-se os próximos passos.

Além desses fatores, a história pregressa de tratamento ortodôntico ou cirurgias ortognáticas também são consideradas, assim como a análise da incompetência labial ou sulco labiomental muito profundo e hipertonia do mentoniano. 

Aliada a essa avaliação minuciosa, são solicitados exames pré-operatórios mínimos, que seriam exames de sangue, como hemograma, coagulograma, glicemia de jejum e avaliação da função renal através da creatinina sérica. Dependendo da idade do paciente podem ser exigidos, inclusive, o raio-x do tórax e o eletrocardiograma. Ademais, se houver alguma doença associada, pode ser adicionada a avaliação de um médico especialista, seja cardiologista, neurologista ou endocrinologista, a depender de cada situação.

Assista agora ao vídeo da Dra. Andreia Kurahashi Melo com mais detalhes sobre o primeiro de quatro episódios produzidos para sanar as suas dúvidas relacionadas à Mentoplastia!

Como você já deve ter percebido, essa etapa inicial é fundamental para a obtenção do melhor resultado e o alinhamento entre expectativas do paciente x possibilidades da cirurgia do queixo. Havendo alguma dúvida sobre os aspectos abordados nesse episódio, não hesite em nos procurar. Nosso objetivo é sempre oferecer um atendimento personalizado, humanizado e altamente capacitado para que os pacientes melhorem a autoestima e a qualidade de vida. Confira todo esse cuidado de perto!

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!