Perguntas Frequentes

O que é celulite?

Também conhecida pelo nome científico "fibro edema geloide", a celulite apresenta depressões e nódulos na pele dos glúteos, culotes e abdômen, dando o aspecto à pele de "casca de laranja". A causa dessa aparência está na composição do tecido celular subcutâneo, onde fica a gordura. Esta se divide em compartimentos do tecido conjuntivo, responsável por preencher os espaços intracelulares do organismo. A celulite se manifesta a partir da herniação do tecido celular subcutâneo entre os compartimentos do tecido conjuntivo.

As causas para isso acontecer são várias e envolvem o metabolismo e a alimentação do indivíduo. Hábitos alimentares ruins, como comer em excesso ou uma dieta sem alimentos com qualidade nutricional, são fatores que contribuem para o aparecimento da celulite. Os hormônios e a genética também têm grande influência no problema.

Estágios da celulite

A celulite é classificada em quatro estágios de evolução. No primeiro, há um aumento no volume das células de gordura, mas os sinais não são visíveis e não se sente dor. No segundo, as células incham ainda mais e acumulam detritos tóxicos, que não são eliminados. Nesse estágio já é possível sentir as irregularidades na pele, mas ainda não há dor.

No terceiro estágio da celulite, há o aparecimento de uma fibrose, que se refere ao endurecimento do tecido de sustentação e compromete a circulação sanguínea. As depressões ficam visíveis e pode haver a sensação de peso e cansaço nas pernas. No quarto e último nível, a fibrose evolui e a pele ganha um aspecto acolchoado. A sensação de cansaço permanece e pode haver dor.

Tratamento para celulite

A celulite não tem cura, mas a Medicina oferece tratamentos variados que suavizam as marcas e aliviam a sensação de cansaço e dor. O primeiro passo é realizar uma reeducação alimentar e praticar exercícios físicos para eliminar a gordura. Em seguida, procure ajuda especializada de profissionais capacitados. Eles realizam diversos procedimentos que auxiliam no combate à celulite.

Conheça alguns procedimentos realizados no consultório Kurahashi Melo que combatem a celulite:
Tratamentos a Laser
Dermaroller