Perguntas Frequentes

O que é a cirurgia de ocidentalização dos olhos?

A cirurgia da confecção da prega supra tarsal é popularmente conhecida como cirurgia de ocidentalização dos olhos. Ela consiste em criar, por meio de cirurgia, a "preguinha" dos olhos, geralmente mínima ou inexistente em olhos orientais.

A análise estética da face oriental demonstra as alterações e diferenças entre o rosto ocidental (italiano, alemães, os caucasianos) e o rosto oriental (japoneses, chineses, coreanos, entre outros). O oriental tem o rosto mais plano, pois o nariz é pouco projetado devido ao dorso nasal pequeno, e a ponta nasal é mais globosa e mal definida. As "maçãs" do rosto e as maxilas também são pouco proeminentes.

Em relação às pálpebras, o mais marcante é a ausência de "preguinha' na parte superior do olho, que produz um aspecto de olho menor e mais puxadinho, o que dificulta a maquiagem. Uma alteração nesta região muitas vezes passa despercebida por aqueles que não apresentam essa característica, mas para os orientais que não têm "preguinha", a cirurgia de ocidentalização dos olhos pode ser a realização de um sonho.

Diferentes técnicas

Atualmente, existem muitas técnicas descritas para a cirurgia de ocidentalização dos olhos. A indicação de cada técnica depende de cada paciente.

Se houver excesso de pele na pálpebra superior, pode-se realizar a remoção da pele e a confecção da prega supra tarsal. Nessa técnica, utiliza-se uma incisão que fica na parte superior do olho escondida na própria prega que será criada. Ou seja, sem cicatrizes externas muito aparentes. O tamanho da preguinha geralmente é discutido entre o cirurgião e o paciente.

Cirurgia de Ocidentalização dos Olhos Andreia Kurahashi
Figura 1: técnica de ocidentalização dos olhos através da remoção de pele e confecção da prega supra tarsal

Outra técnica disponível de cirurgia de ocidentalização dos olhos é a realização de pontos contínuos na pálpebra superior com a realização de uma pequena incisão no canto lateral, de 2mm a 3mm somente.

Ambas as cirurgias são realizadas com anestesia local e sedação. O paciente recebe alta no mesmo dia e o afastamento do trabalho é mínimo, embora haja um inchaço e vermelhidão no local operado como em qualquer procedimento cirúrgico.

Cirurgia de Ocidentalização dos Olhos Andreia Kurahashi
Figura 2: técnica de ocidentalização dos olhos através da realização de pontos contínuos na pálpebra superior

Agende uma consulta com a Dra. Andreia Kurahashi Melo e tire suas dúvidas sobre a cirurgia de ocidentalização dos olhos.


Créditos das imagens:

Figura 1
Double-Eyelid Operation: Orbicularis Oculi–Levator Aponeurosis Fixation Technique
Jung I. Park, MD, PhDa,*, Min S. Park, MD
Retirado de Facial Plastic Clinics of North America

Figura 2
A Method in Creation of the Superior Palpebral Fold in Asians Using a Continuous Buried Tarsal Stitch (CBTS)
Joseph K. Wong, MD
Retirado de Facial Plastic Clinics of North America