Episódio 07 da websérie “Conhecendo a Rinoplastia”: retirada dos curativos

Procedimentos realizados na consulta pós-cirúrgica

Como você viu no episódio anterior, após a cirurgia de rinoplastia, o paciente sai do hospital com um curativo nasal cobrindo toda a região para manter o nariz imobilizado e cerca de seis a oito dias depois deve retornar ao consultório para que a Dra. Andreia Kurahashi Melo dar sequência aos cuidados pós-cirúrgicos. Nessa consulta, serão realizados os seguintes procedimentos:

  • Retirada cuidadosa e adequada do curativo nasal;
  • Limpeza da região externa do nariz;
  • Limpeza da região interna do nariz para limpar coágulos e secreções;
  • Mais uma limpeza na região interna, agora com água oxigenada para retirar pequenos coágulos ou crostas presentes nas incisões internas;
  • Aplicação do curativo na ponta nasal.

Cuidados do pós-cirúrgico em casa

01. Limpeza da pele e da cavidade nasal. Em casa, o paciente deverá manter a irrigação com soro fisiológico na parte interna. Já na parte externa, a recomendação é utilizar um sabonete neutro facial para garantir a adequada limpeza da pele. Além disso, a Dra. Andreia Kurahashi sugere um demaquilante bifásico para retirar o excesso da cola que fica na pele do nariz devido ao uso do micropore.

02. Massagem. Na maioria dos casos, durante a rinoplastia é realizado um descolamento da pele nasal e, em seguida, uma fratura. Então, a massagem exerce uma importante função de manter as fraturas bem posicionadas, reposicionar os tecidos que foram descolados e, inclusive, diminuir o inchaço. A técnica consiste em aplicar uma pressão nos ossos próprios do nariz – localizados no dorso – com os dedos indicadores durante 30 a 40 segundos e, em seguida, completar o movimento entorno da região dos olhos. Nos primeiros dois dias, a massagem costuma ser bastante dolorosa, mas são recomendadas três sessões diárias de 10 vezes. No vídeo abaixo, a Dra. Andreia Kurahashi Melo ensina o passo a passo de como realizar a massagem após cirurgia de rinoplastia.

03. Curativo na ponta. Também é comum a cirurgia envolver o descolamento da pele da ponta nasal, daí a necessidade de aplicar o curativo nessa região. O objetivo é que essa pele descolada cicatrize corretamente na nova estrutura criada no procedimento cirúrgico. Para isso, a Dra. Andreia Kurahashi Melo indica o curativo micropore da 3M, pois sua elasticidade auxilia na compressão do chamado “espaço morto”, localizado entre a pele e a cartilagem. Importante! O curativo deve ser usado durante todo o dia e retirado apenas para tomar banho. Nesse momento, é fundamental realizar o processo de retirada do curativo com bastante cautela para evitar descolar a pele. Confira o vídeo com o passo a passo!

04. Dicas extras.

  • Evite exposição ao sol enquanto houver hematomas;
  • Não use óculos durante dois meses;
  • Faça retornos periódicos ao consultório.

Pronto, agora que você já viu alguns dos aspectos abordados nesse episódio, assista ao vídeo da Dra. Andreia Kurahashi Melo para conferir o passo a passo da massagem e da aplicação do curativo na ponta nasal!

Dúvidas?

Inscreva-se em nossos canais e acompanhe os demais episódios da websérie “Conhecendo a Rinoplastia”, bem como as demais webséries que serão produzidas sobre diversas outras cirurgias. Participe, faça perguntas e deixe comentários em nossas redes sociais.

Se preferir, entre em contato para agendar a sua consulta e obter uma avaliação sob medida. A equipe médica do consultório Kurahashi Melo em Curitiba oferece o melhor atendimento para que seus pacientes se sintam bem com a sua aparência!

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!