Cuidados Pré e Pós-Operatórios

Pós-operatório de mentoplastia

O paciente que é submetido à cirurgia de mentoplastia com implante aloplástico ou sintético deve tomar diversos cuidados com o pós-operatório, uma vez que esta etapa do tratamento é fundamental para obter o resultado esperado sem complicações.

Repouso: Na semana que sucede a cirurgia, o paciente se sentirá enfraquecido e cansado. Durante este período é extremamente importante que o repouso seja quase absoluto. Após duas semanas, algumas atividades podem voltar a ser realizadas, conforme as orientações médicas.

Compressa de gelo:
Nos primeiros dias após a cirurgia é comum o aparecimento de um leve inchaço na região do queixo e lábio inferior. A ocorrência de sangramento é rara. Para evitar e amenizar estes problemas, é altamente indicado fazer compressas de gelo.

Cabeceira elevada: Assim como as compressas de gelo, na semana que sucede a cirurgia, dormir com a cabeceira levemente elevada contribui para diminuir os sangramentos e edemas.

Alimentação: Nos primeiros cinco dias depois da cirurgia de mentoplastia, a dieta deve ser líquida e sempre fria. Após este período, alimentos mais pastosos podem começar a ser ingeridos, desde que haja a autorização e orientação médica.

Fisioterapia ou Fonoterapia: A fisioterapia ou fonoterapia podem ser recomendadas para pessoas que passaram pela cirurgia de mentoplastia.

Acompanhamento pós-operatório: Para acompanhar a evolução do implante no organismo, é necessário manter um acompanhamento pós-operatório frequente.