Cuidados Pré e Pós-Operatórios

Cuidados Pré e Pós-Operatórios Nasais


As cirurgias nasais podem ser a septoplastia, rinoplastia ou cirurgia dos seios da face para tratamento da sinusite. Geralmente, são realizadas sob anestesia local e sedação. Os cuidados pós-operatórios das cirurgias nasais são imprescindíveis para uma rápida recuperação.

Quais cuidados devem ser tomados nos primeiros dias dos pós-operatórios das cirurgias nasais?

Repouso: evite realizar esforço físico. Isso pode causar sangramento. Procure ficar em casa nos dois primeiros dias, principalmente. Aproveite esse tempo para descansar um pouco.

Compressas frias sobre nariz e olhos: isso ajuda a diminuir o edema, inchaço e, também, diminui o sangramento.

Dormir com a cabeceira da cama elevada: use, pelo menos, três travesseiros (pelo menos 30 graus de elevação) nos dias seguintes à cirurgia. Isso ajuda a diminuir o edema e inchaço no pós-operatório das cirurgias nasais.

Evite assoar o nariz com muita força: durante a cirurgia nasal, é colocado uma espuma que auxilia na coagulação e evita o sangramento excessivo. Essa espuma será removida com o uso dos medicamentos. Se o paciente assoar o nariz intensamente, ele eliminará essa espuma e isso poderá provocar sangramento excessivo.

Alimentação: nos primeiros dois dias, sugere-se uma alimentação liquida e pastosa, morna a fria, pois é esperada uma dor nos dentes da arcada superior. Durante a rinoplastia e septoplastia, é feita a remoção parcial do osso da crista maxilar e isso provoca dor nos dentes de cima. Após esse período, a alimentação pode ser normal.

Usar os medicamentos conforme a receita médica: procure ler atentamente sua receita e seguir as prescrições. Por mais incrível que pareça, muitos pacientes não prestam atenção à receita médica e usam os remédios por tempo insuficiente ou nos horários errados.

Cuidados específicos no pós-operatório na rinoplastia

Massagem: durante a rinoplastia, é realizada a fratura dos ossos da região lateral do nariz. Para que eles fiquem na posição correta e para que o edema se resolva rapidamente, pode ser feita uma massagem no dorso do nariz. Essa massagem deve seguir as orientações da cirurgiã. Geralmente, a Dra. Andreia Kurahashi Melo indica a massagem três vezes ao dia, sendo cada sessão de 10 massagens.

Curativo na ponta do nariz: após a cirurgia de rinoplastia, principalmente quando é realizado um trabalho na ponta nasal, às vezes é necessário utilizar um curativo compressivo na ponta para que fique mais fina e definida. Isso fará com que a pele se acomode melhor à nova estrutura cartilaginosa criada com a cirurgia de rinoplastia. O tempo do uso do curativo depende do tipo da pele e da técnica realizada na rinoplastia.

Exposição solar: o ideal é evitar exposição solar por dois meses após a realização da cirurgia de rinoplastia. Se houver hematoma (roxos) ao redor dos olhos, a exposição solar pode produzir uma mancha de pele pelo depósito de hemossiderina. Isso poderá ser permanente ou muito difícil de tratar. Por isso, o uso de filtro solar periodicamente é altamente recomendado.

Tempo de recuperação: Após a cirurgia de rinoplastia, o resultado poderá ser obtido nos dois primeiros meses, porém, ainda com inchaço. O tempo ideal para avaliar o resultado final é de seis meses.