É necessário fazer otoplastia nas duas orelhas?

Você está com a impressão de que apenas uma de suas orelhas está com a aparência diferente, mais rotacionada para fora, “de abano”? Ter a percepção de que uma está mais para fora pode acontecer e é uma queixa muito frequente nas consultas médicas. Para corrigir essa assimetria, o ideal é a realização da cirurgia plástica das orelhas. A chamada Otoplastia consiste na cirurgia capaz de corrigir deformidades discretas ou mais acentuadas das orelhas que podem ser causadas por defeitos do desenvolvimento embrionário, alterações genéticas, deformidades por uso de acessórios nas orelhas, entre outras. Porém, fica a dúvida: será necessário realizar o procedimento nas duas orelhas ou apenas em uma?

O procedimento realizado pela Dra. Andreia Kurahashi Melo tem o objetivo de produzir o resultado mais simétrico possível. Por isso a indicação é que a cirurgia de Otoplastia seja realizada bilateralmente. Na cirurgia, ambas as orelhas sofrem modificações para a obtenção de um resultado mais simetrico e natural. Durante a realização do procedimento, as orelhas operadas passam a ficar mais próximaa do crânio, com um visual esteticamente mais agradavel.

Caso esteja pensando em realizar a Otoplastia procure um profissional especializado para tirar todas as suas dúvidas antes do procedimento. A Dra. Andreia Kurahashi Melo é Médica Otorrinolaringologista com atuação em Cirurgias Faciais e possui mais de 15 anos de experiência em procedimentos como Rinoplastia, Otoplastia, Mentoplastia e Queiloplastia. Conheça todas as cirurgias e tratamentos realizados pelo consultório. Agende sua consulta!

Leia mais sobre Otoplastia:

A partir de qual idade é possível fazer otoplastia?
Otoplastia: vale a pena?
Orientações Pós-operatórias para otoplastia - Cirurgia de orelhas em abano