Cirurgia de Mento (Mentoplastia)

Quem apresenta um queixo de projeção exagerada ou retraído pode se optar pela mentoplastia para corrigir o problema, que melhora o aspecto do perfil e a harmonia dos elementos do rosto. A cirurgia pode reposicionar o queixo, encurtá-lo, alongá-lo, corrigir desvios ou modificar seu formato. Antes de se submeter ao procedimento, o paciente deve realizar uma série de exames para verificar a origem do problema. Caso ele apresente distúrbios de oclusão, ele será encaminhado para um ortodontista, que fará uma avaliação para saber se é possível associar a mentoplastia à cirurgia de mandíbula.

A avaliação médica é fundamental para discutir a expectativa do paciente, que deve ser realista. A mentoplastia deve ser realizada para que os elementos do rosto estejam em harmonia e não para seguir um modelo pré-definido.

Como é a cirurgia de Mentoplastia?

No consultório Kurahashi Melo, o procedimento é realizado por um otorrinolaringologia com atuação em cirurgia facial com o paciente sob sedação e anestesia local. Caso ele apresente o queixo proeminente (prognatismo), é feita uma incisão dentro da boca para que o cirurgião corte o osso e o posicione para trás. Depois, o osso é fixado com parafusos. O reposicionamento pode ser de toda a mandíbula ou apenas do queixo, dependendo do caso.

Para quem apresenta queixo retraído (retrognatia), existem dois tipos de mentoplastia. No primeiro, é feita uma incisão na boca para que o osso do queixo seja reposicionado para frente, de acordo com a necessidade do paciente. No segundo, a incisão é feita abaixo do mento ou por dentro da boca para a colocação de um implante.

A cirurgia mais comumente realizada é a de aumento, geralmente sendo utilizado um implante sintético (silicone). Seu tamanho é definido de acordo com a necessidade de cada pacientes, a cirurgia é realizada por incisão por dentro da boca, com ausência de cicatrizes externas. O tempo de recuperação é de 7 a 10 dias.

mentoplastia tem indicações muito especificas, não substituindo as cirurgia onde há deficiência muito acentuada do queixo ou alterações da arcada dentária. A principal indicação da mentoplastia é quando o paciente deseja melhorar o seu perfil por ter um queixo pouco definido e pequeno.

Após a mentoplastia, o paciente deve seguir as recomendações médicas e tomar cuidados com a higiene bucal e a alimentação, dando preferência a alimentos líquidos e pastosos. Caso sinta dores, elas podem ser controladas com analgésicos orais. O resultado final é visível após seis meses, e as cicatrizes são quase imperceptíveis.

consultório Kurahashi Melo conta com uma equipe altamente capacitada para a realização da mentoplastia. O procedimento é realizado sob sedação e com anestesia local, sempre em ambiente hospitalar. Entre em contato e agende uma consulta de avaliação.