Otoplastia

As orelhas são outra parte do corpo que influenciam a autoestima, para o bem ou para o mal. Quem tem as famosas orelhas de abano que o diga, já que muitas vezes são alvo de brincadeiras e comentários indelicados. Nesses casos, pode-se recorrer a otoplastia para corrigir o problema.

A proeminência da orelha normalmente é causada pela falta de elementos anatômicos, como a curvinha superior da orelha, a antihelix, ou o excesso de cartilagem na concha, causando o afastamento da orelha da cabeça, sendo muito comum orelhas assimétricas no formato e na implantação.

Adultos e crianças podem se submeter à otoplastia. A idade ideal é a partir dos seis anos de idade, quando a orelha já está completamente formada e praticamente do tamanho do órgão adulto. A avaliação pré-operatória minuciosa é fundamental para definição da melhor técnica cirúrgica a ser realizada.

Procedimentos da Otoplastia

Na cirurgia para corrigir as orelhas de abano é realizada incisão na parte posterior da orelha para esculpi-la e dar um aspecto natural às dobras, além de retirar o excesso de pele. Depois a orelha é reposicionada junto à cabeça, para que ganhe um formato estético harmonioso com o rosto do paciente. Na realização da otoplastia, a dr. Andréia Kurahashi Melo utiliza a Técnica Eclética, que faz uma junção de várias técnicas para obtenção do melhor resultado.

A cirurgia é realizada sob sedação e com anestesia local, em ambiente hospitalar. O tempo de recuperação varia de paciente para paciente, mas é possível voltar à rotina em pouco tempo. Após a otoplastia, deve-se usar uma faixa protetora durante o tempo indicado pelo médico cirurgião, mas os resultados podem ser vistos a parir do 7° dia pós-cirúrgico. A cicatriz resultante é inaparente, já que fica escondida atrás da orelha.

A equipe do consultório Kurahashi Melo realiza a otoplastia respeitando a individualidade de cada paciente. Entre em contato e agende uma consulta.